CBAA CAP
PG 82-10

Asfaltos modificados por polímeros elastoméricos

É um cimento asfáltico modificado com polímero elastomérico e outros aditivos, com classificação reológica de desempenho PG 82-10, desenvolvido para atender projetos convencionais e SUPERPAVE e que, sob condições especiais de processo, apresentam características de desempenho superiores aos de um asfalto modificado convencional.

CBAA CAP<br /> PG 82-10

Especificações técnicas

Descrição

Descrição

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CBAA FLEX CAP PG 82-10 é um cimento asfáltico modificado com polímero elastomérico e outros aditivos que, sob condições especiais de processo apresentam caracteristicas de desempenho, tais como:

  • Sensibilidade térmica reduzida – Ponto de Amolecimento Elevado;
  • Resistência a tensões térmicas e mecânicas repetidas – Elasticidade;
  • Maior desempenho e resistência a deformação permanente do produto asfáltico;
  • Resistência ao envelhecimento.
Usos

Usos

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CBAA FLEX CAP PG 82-10 apresenta desempenho e durabilidade superior em serviços de pavimentação, reduzindo os custos de manutenção e niveis de acidentes rodoviários, sendo uma solução eficaz em termos de custo / benefício em serviços asfálticos, tais como:

  • Concreto Asfáltico Usinado a Quente (C.A.U.Q), para condições severas de clima e tráfego em rodovias e vias urbanas;
  • Revestimentos Asfálticos Descontínuos (C.P.A. – Camada Porosa de Atrito / S.M.A. – Stone Matrix Asphalt), aumentando a segurança e a durabilidade do revestimento, reduzindo problemas em dias chuvosos (aquaplanagem / “spray” d’água);
  • Tratamentos Superficiais e membranas de absorção de tensões (S.A.M. / S.A.M.I.) aumentando as forças de adesão e coesão do par agregado / ligante, reduzindo os efeitos do tráfego e do clima sobre o revestimento asfáltico.
Aplicação

Aplicação

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CBAA FLEX CAP PG 82-10 pode ser danificado se aquecido a altas temperaturas (acima de 190°C) ou então, após reaquecimentos sucessivos ou prolongados. Usualmente é entregue na faixa de temperatura de usinagem (160°C – 175°C), devendo ser descarregado em tanques isentos de lastro de asfaltos convencionais ( CAP – 50/70 ou CAP – 30/45)

Recomenda-se, durante o armazenamento por um período superior a 5 dias, estocar o produto em temperatura mais branda que a usual (entre 100°C e 120°C), sendo recomendável para períodos curtos de armazenamento no máximo 165°C. Estocar em temperatura ambiente se o produto ficar armazenado por longos períodos (20 dias ou mais).

A temperatura ao longo do tanque deverá ser uniforme, e a distribuição de calor deverá ocorrer de forma homogênea, através da utilização de bomba de recirculação. Nunca aquecer o produto de forma direta, mas sim em tanques providos com serpentina de fluído térmico.

Caracteristicas

Características

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CBAA FLEX CAP PG 82-10 é classificado de acordo com o PG (Performance Grade / Grau de Desempenho), conforme resolução da norma AASHTO M 320 (2017a):

Apresentação

Apresentação

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CBAA FLEX CAP PG 82-10 é fornecido a granel, líquido (toneladas) em carros tanque.

Recomendações

Recomendações

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Durante o manejo, utilizar EPI (Equipamento de Proteção Individual). Em caso de acidente, consultar a Ficha de Dados de Segurança de Produtos
Químicos (FISPQ – nº CBAA.016).

Restrições

Restrição ao emprego

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Não executar serviços de pavimentação asfáltica em condições ambientais com iminência de chuva no decorrer dos serviços ou sobre superfícies com presença de umidade.

Manuseio

Manuseio

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CBAA FLEX CAP PG 82-10 está enquadrado pela ONU (3257) como substância de risco 9 e subclasse N.E (líquidos de altas temperaturas)

Quanto a chegada do produto na obra, deve-se efetuar a coleta da amostra para os ensaios de recepção/qualidade.

Estocagem

Estocagem

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O produto deve ser mantido em depósito (granel), devidamente vedado, em tanques revestidos, com serpentina (vapor de fluído térmico) e bombas de circulação.

O produto em período de estocagem (tempo indeterminado) não sofre degradação de suas propriedades, desde quando procedimentos adequados sejam efetuados, não sendo recomendadas operações de superaquecimento (>177°C), ou manutenção de temperatura elevada com sucessivos reaquecimentos por período prolongado de estocagem.

Em caso de período prolongado de estocagem, recomenda-se manter a temperatura do asfalto à 50°C/60°C ou até a temperatura ambiente, elevando-se a temperatura do material para o processo de usinagem da mistura asfáltica.