Emulsão Asfáltica
RL-1C-E

Emulsões Modificadas por Polímeros Elastoméricos

Emulsão asfáltica catiônica de ruptura lenta modificada por polímeros elastoméricos que apresenta, no mínimo, 60% de ligante asfáltico e viscosidade Saybolt-Furol a 50°C no máximo de 70 segundos, ou seja, baixa consistência. Não se faz o ensaio de desemulsibilidade e nem o teste de mistura com cimento ou com fíler silícico para caracterizá-la. O resíduo da emulsão, entre outras características, deve apresentar ponto de amolecimento mínimo de 55°C e recuperação elástica a 25°C mínima de 70%.

Emulsão Asfáltica<br/>  RL-1C-E

Especificações técnicas

Descrição

Descrição

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CBAA FLEX RL-1C-E é uma emulsão asfáltica catiônica especial, de ruptura lenta, modificada por polímeros elastoméricos, que apresenta um excelente comportamento e durabilidade frente aos efeitos do clima e as solicitações de tráfego pesado.

Sua formulação com emulsificantes específicos, com características de ruptura lenta, proporciona além das vantagens das emulsões asfálticas convencionais, os seguintes benefícios:

  • Elevado poder de coesão interna;
  • Adesividade satisfatória com diferentes tipos de agregados, de natureza ácida ou alcalina;
  • Flexibilidade;
  • Resistência ao envelhecimento e à exsudação frente a grandes variações de temperatura;
  • Propriedades elásticas quando comparadas ao comportamento plástico dos ligantes.
Usos

Usos

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CBAA FLEX RL-1C-E é empregada especificamente em serviços de pavimentação do tipo pré-misturado á frio (PMF’s) de graduação granulométrica semi-densa e densa, areia asfalto a frio (AAF), lama asfáltica (LA), tapa-buracos, pintura de ligação e selagem de trincas.

Aplicação

Aplicação

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CBAA FLEX RL-1C-E é utilizada em misturas do tipo Pré-misturado à Frio (PMF’s) poderão ser aplicadas na pista de imediato à usinagem ou estocadas com proteção de enlonamento pelo período de até 2 dias.

As misturas asfálticas tipo Lama Asfáltica (LA) são apllicadas com usinas móveis, diretamente sobre o pavimento à ser tratado superficialmente. As lamas asfálticas com o emprego de CBAA FLEX RL-1C-E demandam um período de cura (ao sol) de aproximadamente 3 horas.

Em caso de estocagem por longos períodos recomenda-se a circulação do produto uma vez por semana. Evitar recirculação e bombeamento sucessivos para não ocorrer diminuição da viscosidade e ruptura por ar incluso. Não recomendamos a estocagem em prazo superior à 21 dias.

Caracteristicas

Características

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CBAA FLEX RL-1C-E é fabricada de acordo com Resolução ANP nº 897, de 18/11/2022 e norma DNIT 165/2013 – EM:

Apresentação

Apresentação

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CBAA FLEX RC-1C-E é fornecido a granel, Líquido (toneladas) em carros tanque.

Recomendações

Recomendações

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Durante o manejo, utilizar EPI (Equipamento de Proteção Individual). Em caso de acidente, consultar a Ficha de Dados de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ – nº CBAA.002).

Restrições

Restrição ao emprego

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Não se recomenda a execução de serviços de pavimentação com emprego da CBAA FLEX RL-1C-E, em temperatura inferior a 10°C.

Manuseio

Manuseio

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CBAA FLEX RL-1C-E é enquadrada pela ONU (3082), como substância de risco 9 e subclasse N.E (substâncias líquidas que apresentam risco ao meio ambiente).

Quando da chegada do produto na obra, efetuar coleta da amostra para os ensaios de recepção/qualidade.

O produto não deverá sofrer aquecimento para o seu emprego, em nenhuma hipótese. Caso na chegada do produto na obra, o mesmo esteja com temperaturas elevadas, deixar em repouso até atingir a temperatura ambiente.

O contato com o produto frio não causa irritação à pele, provocando ardência no olho quando atingidos. O produto frio em contato com a pele será removido com água e sabão. O resíduo asfáltico poderá ser removido com óleo vegetal ou mineral.

Estocagem

Estocagem

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O produto poderá ser mantido em depósitos (granel), devidamente vedados. Não se recomenda a estocagem do produto por período superior a 21 dias.

CBAA FLEX RL-1C-E é um produto com característica de viscosidade baixa. Quando em repouso em período longo de estocagem, ocorre sedimentação de glóbulos de asfalto na superfície inferior e afloramento da fase aquosa química componente da emulsão, sendo necessária a circulação para homogeneização da mesma para a sua aplicação ou a ocorrência de ruptura parcial do estado de emulsão.