O CAP 30/45 se caracteriza por ser um produto com maior dureza em comparação com o CAP 50/70, essa especificação se faz através de alguns ensaios específicos, em especial, o ensaio de penetração. Este tipo de CAP é indicado para regiões com temperaturas elevadas devido ter um ponto de amolecimento mínimo de 52° e em regiões onde há tráfego de veículos pesados devido à sua dureza.
CAP 30/45
Cimento Asfáltico de Petróleo
Especificações técnicas
Descrição
Descrição
CAP 30/45 é um líquido viscoso, semissólido ou sólido à temperatura ambiente, apresenta propriedades termoplásticas, tornando-se líquido ao aquecido e quando resfriado volta ao estado original. Obtido através de diversos processos de destilação do petróleo, possui solubilidade de 99% em tricloroetileno. É produzido especialmente para apresentar qualidade e resistência próprias para o uso na construção e manutenção de pavimentos asfálticos, pois além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade, durabilidade e alta resistência a ação da maioria dos ácidos, sais e bases. Sua nomenclatura é devida a sua penetração.
Usos
Usos
CAP 30/45 se utiliza em diversos tipos de misturas quentes e na construção de capas asfálticas de pavimentos em rodovias e centros urbanos.
Aplicação
Aplicação
CAP 30/45 não deve ser aquecido a temperaturas superiores a 177°C, baixo risco de oxidação e rachadura térmica do ligante.
O aquecimento deverá ser efetuado até a obtenção da consistência adequada para a sua aplicação, sendo a temperatura ideal de empenho obtida pela relação de Viscosidade X Temperatura.
Não deve ser aplicado em dias de chuva, em superfícies molhadas e em temperaturas ambientes inferiores a 10°C.
Características
Características
O CAP 30/45 se classifica de acordo com a penetração, conforme resolução ANP n ° 897, de 18/11/2022 e norma DNIT 095/2006 -EM:
Apresentação
Apresentação
CAP 30/45 é fornecido a granel, Líquido (toneladas) em veículo tanque ou em tambores metálicos de 180 Kg líquidos.
Recomendações
Recomendações
Durante o manejo, utilizar EPI (Equipamento de Proteção Individual). Em caso de acidente, consultar a Ficha de Dados de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ – nº CBAA.007).
Restrição ao emprego
Restrição ao emprego
Não se recomenda a utilização dos serviços de pavimentação com CAP 30/45 em condições ambientais com temperaturas inferiores a 10°C.
Manuseio
Manuseio
CAP 30/45 está enquadrado pela ONU (3257) como substância de risco 9 e subclasse N.E (líquidos de altas temperaturas)
Quanto a chegada do produto na obra deve-se efetuar a coleta da amostra para os ensaios de recepção/qualidade. Não efetuar aquecimento do produto antes do procedimento de amostragem.
Estocagem
Estocagem
Deve-se manter o produto armazenado a granel, devidamente selados, em tanques cobertos, com serpentina (vapor de fluído térmico) e bombas de circulação.
Em caso de período prolongado de estocagem, recomenda-se manter a temperatura do asfalto à 50°C/60°C ou até a temperaturam ambiente, elevando-se a temperatura do material para o processo de usinagem da mistura asfáltica.